A Hortelã (Mentha piperita), ou simplesmente, Menta, é uma das plantas medicinais mais antigas e seria quase um crime falar do tracto digestivo sem dar a esta planta o seu devido lugar.
A hortelã é sem dúvida, a planta mais usada no mundo, sendo encontrada em uma ampla variedade de diferentes confecções. O chá de menta após o jantar evoluído provavelmente de um costume antigo de encerrar os banquetes com um ramo de menta para auxiliar a digestão, e prevenir contra a indigestão que se pode seguir.
Pensa-se que esta planta tem origem na Ásia Oriental e foi verificado ser um híbrido de duas plantas diferentes. É ainda uma das primeiras plantas a ser cultivada activamente. As plantas originais não são muito conhecidas e a Hortelã tem demonstrado ter uma composição genética complexa.
Aqueles que tem hortelã nos seus jardins saberão que a planta cresce vigorosamente e multiplica-se através de rizomas.
Entretanto, quando crescem num lugar sem transplante regular, a hortelã pode deteriorar-se, perdendo o sabor e aroma.
Benefícios do Chá de Hortelã.
Benefícios do Chá de HortelãEntre os benefícios do chá de hortelã, podemos citar:
Auxilio no emagrecimento;
Auxilio no tratamento de tosses e resfriados;
Possui propriedades que ajudam a combater vírus e bactérias;
Alivio de dores musculares;
Fonte de vitaminas do complexo B;
Ajuda na digestão;
Auxilia no tratamento de diarréias, cólicas e dores estomacais;
Melhora o hálito;
Combate Dores de garganta;
O chá de hortelã é uma das bebidas mais nutritivas encontrado entre todos os chás medicinais. O hortelã além de ser saudável e seguro tem o aroma e o gosto muito agradável.
Com o nome científico Mentha piperita L., o hortelã pode ser consumido em forma de chás, de inalações, sucos e como tempero na preparação de refeições.
Modo de Ação do hortelã.
Modo de AçãoAs folhas da planta são usadas medicinalmente e os princípios activos incluem um óleo volátil, taninos e substâncias amargas, todos com valor para a acção carminativa da planta.
O óleo volátil dá à hortelã seu aroma característico e contém 50 a 60% de mentol. Esta é provavelmente a parte mais importante do óleo de hortelã.
A Hortelã também possui um grau significativo de actividade anti-emética. Tem um efeito desinfectante suave, o qual, juntamente com o sabor agradável, a torna um ingrediente favorável para soluções para lavagem da boca e pastas de dentes.
Um conselho comum para aqueles que fazem uso de remédios homeopáticos é abster-se do uso de pastas de dentes com hortelã como um ingrediente. O óleo volátil contido na hortelã é muito potente, e responsável pelo sabor 'fresco' na boca depois do uso de pastas de dentes. Entretanto, pode também 'desactivar' os remédios homeopáticos.
chá de hortela.
Chá de hortelã para acalmarO chá de hortelã é um ótimo remédio caseiro para acalmar pois ele possui propriedades tranquilizantes que podem diminuir os sintomas de estresse, ansiedade e agitação.
Ingredientes
1 punhado de folhas de hortelã
1 xícara de água fervente
Modo de preparo
Colocar as folhas de hortelã numa chávena e cobrir com água fervente. Tape, deixe esfriar, coe e beba a seguir.
Tomar o chá de hortelã frequentemente melhora o funcionamento de todo o organismo, deixa o indivíduo com mais energia, melhora o sistema respiratório, combate a dor de cabeça e a insônia. Sabendo de todos esses benefícios aumente o consumo diário de hortelã, que pode ser utilizado como tempero em refeições e como complemento de sucos de frutas, garantindo assim uma vida mais saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário